Avançar para o conteúdo

História

Fundação do Clube de Campismo do Concelho de Almada

O Clube de Campismo do Concelho de Almada foi fundado a 22 de Setembro de 1948, em reunião realizada na sede dos Bombeiros Voluntários de Cacilhas. Na origem do CCCA, está o Grupo de Campista de Almada fundado a 24 de Agosto de 1946, que por sua iniciativa em 1 de Agosto de 1947, se desmembrou em três núcleos:

  • O Núcleo de Campista de Almada;
  • O Núcleo de Campista de Cacilhas;
  • O Núcleo de Campista da Cova da Piedade.

A fusão destes núcleos com o Núcleo de Juventude Campista de Cacilhas são a origem do Clube de Campismo do Concelho de Almada. O Clube de Campismo do Concelho de Almada, teve a sua sede  provisória na Rua Afonso Galo, nº18, em Almada, com a quota mensal de 5$00 para os sócios activos (que contribuíam para a Federação) e 3$50 para os auxiliares.

São eleitos para a Comissão Organizadora e dos Estatutos:

  • Presidente: Alexandre Castanheira
  • Secretário: Mário Henriques
  • Tesoureiro: Augusto Alves
  • Conselho de Equipas: José Afonso

Datas e Elementos Históricos

A 13 de Setembro de 1940 – Foi feito o 1º.Congresso Português de Campismo Desportivo em Belas, ainda o Clube não existia mas os campistas Almadenses estiveram presentes.

A 5 de Outubro de 1946 – Foi lançada a actual Marcha dos Campistas de Almada, com letra de Alexandre Castanheira e música  de Lilly Marlene.

A 3 de Outubro de 1948 – Na abertura solene do IV Acampamento de Almada, foi hasteada pela 1º.vez a Bandeira com as iniciais do CCCA.

A 1 de Maio de 1949 – Inaugurada a actual Sede do Clube.

A 10 de Março de 1950 –  Realizou-se na Biblioteca da Incrível Almadense a Assembleia Geral do Clube com eleição da nova Comissão Administrativa, composta por: Armindo Rosales, Armindo Batista, Alexandre Castanheira, Augusto Alves, Fernando Barão, José A.Almeida, José Braizinha, Manuel Ourique, Jorge Coelho da Silva, Mário Amândio Rodrigues, Ramiro Ferrão e Alexandrino Pinheiro. Esta comissão tinha como objectivo apresentar os Estatutos do Clube para aprovação do Governador Civil de Setúbal.

Foto indisponívelFoto indisponívelFoto indisponível
Armindo RosalesArmindo BaptistaAlexandre CastanheiraAugusto Alves
Fernando BarãoJosé Alves AlmeidaJosé BraizinhaManuel Ourique
Jorge Coelho da SilvaMário Amândio RodriguesRamiro Gonçalves FerrãoPedro Alexandrino

A 1 de Maio de 1950 – É posto à venda o primeiro Galhardete do Clube que foi desenhado pelo sócio fundador José Braizinha.

A 2 de Maio de 1950 – Realização da primeira reunião da Direcção do CCCA, ainda Comissão Organizadora que distribuiu os cargos:

  • Presidente     José Braizinha da Costa
  • 1º Secretário    Fernando Barão
  • 2º Secretário    Alexandre Castanheira
  • Tesoureiro    Manuel Ourique
  • 1º Vogal    José Alves
  • 2º Vogal    Armindo Rosales

A 1 de Maio de 1951 – É distribuído o primeiro Emblema do Clube, também desenhado pelo José Braizinha ao preço de 7$50.

Em 1951 – Foram aprovados os primeiros Estatutos, por despacho do Secretário de Estado de Educação Física Nacional e publicados em Diário do Governo em 9 de Maio do mesmo ano.

Em 17 de Maio de 1953 – Foi decidido fazer a Bandeira do Clube tal qual ela hoje é, da autoria de José Braizinha.

Em Abril de 1963 – Publicação do primeiro Boletim Informativo do Clube.

Em 1964 – Foi constituído o Grupo Coral sob a Direcção de Américo Barata.

A 21 de Maio de 1966 – É cantado pela 1ª vez o Hino do Clube, letra e musica da autoria de Américo Barata.

A 25 de Março de 1967 – Foram feitos os primeiros Jogos Florais Campistas do Clube, patrocinados pela Federação e realizados na Sede do Clube.

Em 5 de Novembro de 1967 – Foi feita a Inauguração da Casa Abrigo do Casal do Sapo (Marco do Grilo), com água potável, campo de jogos e parque infantil, terreno e casa cedidas por Xavier de Lima. Participou ainda o então presidente da Federação de Campismo e sócio do CCCA, Justino Valente.

A 1 de Outubro de 1969 – Assinatura da primeira parcela do Terreno do Parque de Campismo da Praia da Saúde, com a Direcção Geral das Florestas tendo o Parque feito a sua abertura aos campistas a 3 de Julho de 1970.

Em 22 de Setembro de 1973 – Para o 25º Aniversário do Clube, é cunhada a primeira medalha comemorativa, tendo na frente o emblema do Clube sobrepondo-se a reprodução do mural executado no Balneário do Parque da Praia da Saúde, por Zagalo e Bronze e no reverso, a fachada da Câmara Municipal de Almada, o Brazão da cidade e separada por uma faixa vertical que diz “1973 Ano da Elevação a Cidade”. Uma imagem de S.João Batista, da autoria Vasco da Costa.

A 24 de Setembro de 1973 – No 25º Aniversário do Clube, foram atribuídos os primeiros Emblemas de Prata aos Sócios Fundadores no activo: Jorge Coelho da Silva, José Braizinha da Costa, Fernando Miranda Barão, Manuel Ourique, Mário Amândio Rodrigues, Ramiro Gonçalves Ferrão e Alexandrino Matos Pinheiro.

A 29 de Julho de 1973 – Na comemoração do 25º Aniversário, foi dado um concerto pela Banda da Armada regida pelo Capitão da Fragata Marcos Romão.

A 28 de Novembro de 1973 – Foram aprovados por despacho do Director Geral da Educação Física e Desporto, os novos Estatutos do Clube que tinham sido revistos em Fevereiro do mesmo ano em Assembleia Geral.

Em Fevereiro de 1974 – Os serviços administrativos do Clube, mudaram-se da Sede para a Delegação na Rua Capitão Leitão,75 2º.

A 31 de Julho de 1974 – Foi realizada a primeira apresentação do Grupo de Teatro do Clube, com a revista em 2 actos “Retalhos da Vida”.

A 3 de Julho de 1976 – Foi inaugurado o Salão de Convívio no Parque de Campismo da Praia da Saúde.

A 6 de Março de 1977 – Por deliberação de Assembleia Geral foi agraciado com Emblema de Mérito de Prata o Dr. Henrique Lima Barbeitos Pinto, pela sua dedicação ao colectivismo.

A 22 de Setembro de 1978 – Na comemoração do trigésimo aniversário do clube, o Sr. João António Cutileiro presenteou-nos com a 2ª medalha comemorativa.

A 29 de Setembro de 1978 – Realizou-se a colheita de sangue no CCCA, através do Instituto Nacional de Sangue, continuando desde então até hoje por colheitas anuais.

A 3 de Dezembro de 1979 – O Clube obteve a classificação de Instituição de utilidade pública, por despacho da então 1ª Ministra Maria de Lurdes Pintasilgo.

A 27 de Fevereiro de 1981 – Realizou-se a escritura pública do terreno em Monte Loureiro.

4, 5 e 6 de Novembro de 1981 – Em Assembleia Geral foram ratificados e aprovados os Estatutos.

A 22 de Dezembro de 1981 – É feita Escritura Notarial do Clube, pela primeira vez no 17º Cartório Notarial de Lisboa.

A 4 de Dezembro de 1982 – São publicados os estatutos em Diário da República.

De 17 a 25 de Setembro de 1983 – Realizou-se no Salão de Convívio do Parque da Praia da Saúde, a 1ª Mostra de Filatelia e Coleccionismo, tendo tido 17 participantes. Foram coordenadores o sócio Luís Fernando dos Santos e Joaquim Almeida.

A 22 de Setembro de 1983 – Por autoria de Louro Artur, foi feita a 3ª medalha comemorativa dos 35 anos de vida do Clube.

A 29 de Setembro de 1983 – Inauguração da Recepção do Parque da Praia da Saúde que ainda hoje se encontra em funcionamento.

Em 1984 – É realizada a primeira Estafeta (Almada – Costa da Caparica). Prova anual conhecida hoje como: Grande Prémio (Almada – Costa de Caparica).

De 21 a 23 de Março de 1984 – O Clube realizou o 1º Encontro de Dirigentes, que foi composto por 40 dirigentes e 5 convidados.

A 5 de Julho de 1986 – Por iniciativa do sócio Mário Andrade Garcia foi realizada pela primeira vez a Campigina Nacional.

De 17 a 25 de Setembro de 1986 – Por iniciativa do sócio José A. Rodrigues, realizou-se o 1º.Torneio de Voleibol de Praia, evento que durou alguns anos.

De 8 a 10 de Abril de 1988 – Realizou-se o 1º.Acampamento da Juventude, na Mata do Zimbral, o que vem acontecendo todos os anos até hoje.

A 22 de Setembro de 1988 – Na comemoração do 40º aniversário, foi feita a 4ª Medalha.

A 1 de Janeiro de 1991 – Foi aprovado em Assembleia Geral, o Regulamento Interno do Clube.

Também em 1991 – Por decisão da Câmara Municipal de Almada foi atribuído o nome do Clube a uma das ruas da Cidade. A rua situa-se entre a Rua de Moçambique e a Avenida D. Leonor.

A 22 de Maio de 1991 – Foi realizado o contrato de promessa compra e venda da Sede do Clube, tendo sido feita escritura pública em 18 de Janeiro de 1992.

Em Abril de 1992 – Realiza-se o 1º Correpraia no areal. Prova que se realiza todos os anos de Ida e volta entre a Costa de Caparica  e a Fonte da Telha.

A 22 de Setembro de 1993 – Foi feita a 5ª medalha comemorativa dos 45 anos.

A 17 de Dezembro de 1994 – Aconteceu o maior incêndio de todos os tempos no nosso Parque de Campismo que destruiu 38 Unidades de Alojamento, entre caravanas, atrelados e tendas. Apagaram o fogo os Bombeiros de Cacilhas, Almada, Trafaria e Seixal, num total de cerca de 70 homens no terreno.

A 9 de Julho de 1995 – Foi implantado no Parque um memorial que recorda a inauguração do mesmo.

A 22 de Setembro de 1998 – Foi feita a 6ª medalha comemorativa dos 50 anos e receberam o emblema  de ouro (50 anos de associado): Fernando Barão, Alexandre Castanheira, José Braizinha da Costa, Mário Amândio Rodrigues.

A 3 de Novembro de 1998 – O Clube fez com a Câmara Municipal de Sesimbra, um contrato de concessão de exploração do Parque de Campismo Municipal da Maçã, que se encontra em funcionamento todo ano.

No dia 3 de Julho de 1999 –  No cinema da Academia Almadense, o Clube foi galardoado com a Medalha de Ouro de Mérito Desportivo da Cidade de Almada, entregue pela Sra. Presidente da Câmara Maria Emília Sousa Neto. Sendo posteriormente, galardoado como Sócio honorário da Sociedade Filarmóni- ca União Artística Piedense, Sociedade Filarmónica Incrível Almadense e Clube de Campismo de Lisboa. Foi ainda reconhecido como Sócio de Mérito da Federação Portuguesa de Campismo e Caravanismo e ainda como Sócio de Mérito Associati- vo da Federação Portuguesa das Colectividades de Cultura e Recreio.

Foi ainda distinguido com o Diploma de Reconhecimento Público da Região de Turismo de Setúbal – Costa Azul, por Serviços Prestados.

A 31 de Agosto de 2004 – Finalmente, foi emitida pela Câmara Municipal de Almada, a licença de utilização turística do Parque da Praia da Saúde.

Evolução

Reportam-se à última década, designadamente no período de 2005 a 2014, as grandes transformações nas instalações do Clube, em especial nos Parques de Campismo e em Monte Loureiro. O Monte Loureiro acabara de ser construído em 2003/2004, os recursos financeiros foram direccionados para aquela infra-estrutura cuja construção tinha sido projectada no mandato de 1999 a 2001. Igualmente, em 2003/2004, havia sido projectada a nova implementa­ção de Unidades de Alojamento no Parque da Maçã, triplicando a sua capacidade e melhorando a sua ren­tabilidade. Em 2005, iniciaram mandato novos Órgãos Sociais e des­de logo projectou-se um leque de alterações e transfor­mações até então desconhecidas no Parque da Saúde e Maçã mas que se revelaram inovadoras, iniciando-se aqui um ciclo de recuperação e beneficiação das insta­lações, bem como a introdução de novos equipamen­tos. Em 22 de Novembro de 2008 foi constituída a comissão de revisão de estatutos, tendo em vista a modernização dos regulamentos do Clube, a sua atualização às leis atuais e a concretização de uma promessa eleitoral dos então órgãos sociais. A referida comissão constituída pelos sócios abaixo indicados:

  • Zeferino António Serrano Figueira
  • António Joaquim Baptista
  • Fernando Rodrigues Fava de Oliveira
  • Luís Filipe Araújo Ramos que coordenou.

A recuperação e transformação das instalações, equi­pamentos e serviços devem-se a um conjunto de Sócios que desde 2005 até aos dias de hoje, dirigiram o Clube sempre com a clara intenção de o dignificar e engran­decer. Mantendo esse objectivo, relembramos aqui o trabalho desenvolvido:

  • Projecto gigantesco de cobertura de todo o Parque da Saúde com rede wireless, para acesso à internet, en­tretanto já restruturado em 2014. O mesmo ocorreu no Parque da Maçã, já em 2011;
  • Instalação de máquinas de lavar roupa em todos os Blocos Sanitários dos Parques;
  • Climatização do Salão de Convívio e Sala de Jogos com equipamentos de ar condicionado;
  • Beneficiaram-se os WC do Salão de Convívio;
  • Pavimentação da Sala de Jogos e Biblioteca;
  • As instalações comerciais do Concessionário da Zona 1 sofreram beneficiações através da construção do bar da esplanada, minimercado e cafetaria;
  • As instalações comerciais do Concessionário da Zona 2 sofreram profundas alterações com a construção de uma cafetaria com condições de utilização durante todo o ano. Pela primeira vez no Parque da Saúde criaram-se duas Zonas Comerciais distintas com funcionamento em simultâneo;
  • As velhinhas portas de madeira dos WC e duches dos Blocos Sanitários foram substituídas por portas de alumí­nio;
  • Nos espaços acampáveis do tabuleiro, foram criadas Unidades de Alojamento em regime fixo e Zona Verde;
  • Nos arruamentos dos Parques, foram criados novos acessos de escoamento do trânsito bem como o arranjo das ruas que eram intransitáveis no Inverno;
  • A iluminação pública e instalações eléctricas dos Par­ques, foram beneficiadas através do aumento do núme­ro de candeeiros e pimenteiros;
  • Ampliou-se de 8 para 20 o número de cabines com água quente do Bloco Sanitário n.º 3, bem como nos blo­cos nºs 1, 2, 4 e 5, aumentou-se de 8 para 12, o número de cabines com água quente;
  • Construção do Bloco Sanitário nº6;
  • Construção de Quatro WC’s para deficientes motores nos Blocos 1, 2, 3 e 4;
  • Construção de quatro locais de lavagem de loiça e dois de duches rápidos, de 2005 a 2011;
  • Construção do Portão Central da Praia e respectiva rampa de acesso, para economia de recursos humanos, bem como melhor concentração dos utentes na praia, tendo em vista a melhor assistência prestada pelos na­dadores salvadores;
  • Oito instalações de captação de água, para lava­gens e regas;
  • Recriadas, em 2010, as zonas dos urinóis dos Blocos Sanitários;
  • Foi possível avançar com o tão desejado pagamen­to por transferência bancária, (débito directo), que veio evitar deslocações propositadas dos sócios ao Parque para efectuarem o pagamento da sua mensalidade;
  • Implementação do novo Cartão de Sócio, com uma visão moderna e actual do Clube e substituição dos car­tões de utentes com fotografias digitalizadas e actuais;
  • Deslocalização dos Serviços da Contabilidade e Te­souraria para o Parque da Saúde, com a ampliação do edifício dos Serviços Administrativos;
  • Parques infantis reabilitados em 2011 e certificados novos equipamentos em 2014.

Ainda assim, foi possível adquirir outros equipamentos e maquinaria adequada ao desenvolvimento de toda a actividade do Clube, relembrando entre outros:

  • Viatura de passageiros de 9 lugares;
  • Viatura de carga de 3500kg;
  • Atrelado para transporte de bicicletas para apoio à actividade do Núcleo de BTT do Clube;
  • Três tractores e uma plataforma elevatória, de apoio aos trabalhos realizados nos Parques e em Monte Loureiro;
  • Dois servidores de maior capacidade, para suporte à rede informática de todo o Clube;
  • Dois servidores, para garantir melhor performance aos utilizadores da rede wireless;
  • Quatro LCD´s, para o Salão de Festas e Espaço do Sócio;
  • Mobiliário (Cadeiras e Mesas para o Salão de Festas e Sala de Jogos).
  • Aquisição de novo ecrãn gigante para o Salão de Festas;
  • Aquisição de LCD para a Nova Sala de Convívio do Parque da Maçã;

A situação financeira do Clube foi reequilibrada, conseguindo-se superar as expectativas já no ano de 2007, e quase duplicando as poupanças no final do ano de 2010. Nesta altura foi criado o FREPACA – Fundo de Reserva para Aquisição dum Terreno para Parque de Campismo do CCCA.

A prossecução deste objectivo assegurou uma linha de continuidade com reforço das poupanças nos anos seguintes, sendo que, no final de 2014 duplicaram o valor das poupanças.

Enquanto isso e na prossecução dos objectivo anteriormente delineados no mandato de 2011/2013, e já no ano corrente, conseguiram-se alterações importantes de grande projeção e beneficiação das instalações do Clube, regularizadas na devida altura e que ilustramos, em imagens devidamente legendadas.

A Comissão de Revisão de Estatutos e Regulamentos concretizou os seus trabalhos no ano de 2013 tendo os referidos documentos sido submetidos à apreciação do Conselho Geral, os quais mereceram a aprovação em Assembleia Geral realizada em 11 de Outubro e concluída em 1 de Novembro de 2014. Da decisão da Assembleia Geral consta a aprovação do Regulamento Geral de Parques que entrará em vigor um mês após a aprovação. Relativamente aos Estatutos e  Regulamento Interno foram igualmente aprovados e entram em vigor em 1 de Janeiro de 2017. Produzindo Trabalho, Inovando, Criando e Modernizan­do foram “sonhos” tornados realidade, sempre com o CCCA no