Fundação do Clube de Campismo do Concelho de Almada

O Clube de Campismo do Concelho de Almada foi fundado a 22 de Setembro de 1948, em reunião realizada na sede dos Bombeiros Voluntários de Cacilhas. Na origem do CCCA, está o Grupo de Campista de Almada fundado a 24 de Agosto de 1946, que por sua iniciativa em 1 de Agosto de 1947, se desmembrou em três núcleos:
- O Núcleo de Campista de Almada;
- O Núcleo de Campista de Cacilhas;
- O Núcleo de Campista da Cova da Piedade.
A fusão destes núcleos com o Núcleo de Juventude Campista de Cacilhas são a origem do Clube de Campismo do Concelho de Almada. O Clube de Campismo do Concelho de Almada, teve a sua sede provisória na Rua Afonso Galo, nº18, em Almada, com a quota mensal de 5$00 para os sócios activos (que contribuíam para a Federação) e 3$50 para os auxiliares.
São eleitos para a Comissão Organizadora e dos Estatutos:
- Presidente: Alexandre Castanheira
- Secretário: Mário Henriques
- Tesoureiro: Augusto Alves
- Conselho de Equipas: José Afonso
Datas e Elementos Históricos
A 13 de Setembro de 1940 – Foi feito o 1º.Congresso Português de Campismo Desportivo em Belas, ainda o Clube não existia mas os campistas Almadenses estiveram presentes.
A 5 de Outubro de 1946 – Foi lançada a actual Marcha dos Campistas de Almada, com letra de Alexandre Castanheira e música de Lilly Marlene.
A 3 de Outubro de 1948 – Na abertura solene do IV Acampamento de Almada, foi hasteada pela 1º.vez a Bandeira com as iniciais do CCCA.
A 1 de Maio de 1949 – Inaugurada a actual Sede do Clube.
A 10 de Março de 1950 – Realizou-se na Biblioteca da Incrível Almadense a Assembleia Geral do Clube com eleição da nova Comissão Administrativa, composta por: Armindo Rosales, Armindo Batista, Alexandre Castanheira, Augusto Alves, Fernando Barão, José A.Almeida, José Braizinha, Manuel Ourique, Jorge Coelho da Silva, Mário Amândio Rodrigues, Ramiro Ferrão e Alexandrino Pinheiro. Esta comissão tinha como objectivo apresentar os Estatutos do Clube para aprovação do Governador Civil de Setúbal.
Foto indisponível | Foto indisponível | ![]() | Foto indisponível |
Armindo Rosales | Armindo Baptista | Alexandre Castanheira | Augusto Alves |
![]() | ![]() | ![]() | ![]() |
Fernando Barão | José Alves Almeida | José Braizinha | Manuel Ourique |
![]() | ![]() | ![]() | ![]() |
Jorge Coelho da Silva | Mário Amândio Rodrigues | Ramiro Gonçalves Ferrão | Pedro Alexandrino |
A 1 de Maio de 1950 – É posto à venda o primeiro Galhardete do Clube que foi desenhado pelo sócio fundador José Braizinha.
A 2 de Maio de 1950 – Realização da primeira reunião da Direcção do CCCA, ainda Comissão Organizadora que distribuiu os cargos:
- Presidente José Braizinha da Costa
- 1º Secretário Fernando Barão
- 2º Secretário Alexandre Castanheira
- Tesoureiro Manuel Ourique
- 1º Vogal José Alves
- 2º Vogal Armindo Rosales
A 1 de Maio de 1951 – É distribuído o primeiro Emblema do Clube, também desenhado pelo José Braizinha ao preço de 7$50.
Em 1951 – Foram aprovados os primeiros Estatutos, por despacho do Secretário de Estado de Educação Física Nacional e publicados em Diário do Governo em 9 de Maio do mesmo ano.
Em 17 de Maio de 1953 – Foi decidido fazer a Bandeira do Clube tal qual ela hoje é, da autoria de José Braizinha.
Em Abril de 1963 – Publicação do primeiro Boletim Informativo do Clube.
Em 1964 – Foi constituído o Grupo Coral sob a Direcção de Américo Barata.
A 21 de Maio de 1966 – É cantado pela 1ª vez o Hino do Clube, letra e musica da autoria de Américo Barata.
A 25 de Março de 1967 – Foram feitos os primeiros Jogos Florais Campistas do Clube, patrocinados pela Federação e realizados na Sede do Clube.
Em 5 de Novembro de 1967 – Foi feita a Inauguração da Casa Abrigo do Casal do Sapo (Marco do Grilo), com água potável, campo de jogos e parque infantil, terreno e casa cedidas por Xavier de Lima. Participou ainda o então presidente da Federação de Campismo e sócio do CCCA, Justino Valente.
A 1 de Outubro de 1969 – Assinatura da primeira parcela do Terreno do Parque de Campismo da Praia da Saúde, com a Direcção Geral das Florestas tendo o Parque feito a sua abertura aos campistas a 3 de Julho de 1970.
Em 22 de Setembro de 1973 – Para o 25º Aniversário do Clube, é cunhada a primeira medalha comemorativa, tendo na frente o emblema do Clube sobrepondo-se a reprodução do mural executado no Balneário do Parque da Praia da Saúde, por Zagalo e Bronze e no reverso, a fachada da Câmara Municipal de Almada, o Brazão da cidade e separada por uma faixa vertical que diz “1973 Ano da Elevação a Cidade”. Uma imagem de S.João Batista, da autoria Vasco da Costa.
A 24 de Setembro de 1973 – No 25º Aniversário do Clube, foram atribuídos os primeiros Emblemas de Prata aos Sócios Fundadores no activo: Jorge Coelho da Silva, José Braizinha da Costa, Fernando Miranda Barão, Manuel Ourique, Mário Amândio Rodrigues, Ramiro Gonçalves Ferrão e Alexandrino Matos Pinheiro.
A 29 de Julho de 1973 – Na comemoração do 25º Aniversário, foi dado um concerto pela Banda da Armada regida pelo Capitão da Fragata Marcos Romão.
A 28 de Novembro de 1973 – Foram aprovados por despacho do Director Geral da Educação Física e Desporto, os novos Estatutos do Clube que tinham sido revistos em Fevereiro do mesmo ano em Assembleia Geral.
Em Fevereiro de 1974 – Os serviços administrativos do Clube, mudaram-se da Sede para a Delegação na Rua Capitão Leitão,75 2º.
A 31 de Julho de 1974 – Foi realizada a primeira apresentação do Grupo de Teatro do Clube, com a revista em 2 actos “Retalhos da Vida”.
A 3 de Julho de 1976 – Foi inaugurado o Salão de Convívio no Parque de Campismo da Praia da Saúde.
A 6 de Março de 1977 – Por deliberação de Assembleia Geral foi agraciado com Emblema de Mérito de Prata o Dr. Henrique Lima Barbeitos Pinto, pela sua dedicação ao colectivismo.
A 22 de Setembro de 1978 – Na comemoração do trigésimo aniversário do clube, o Sr. João António Cutileiro presenteou-nos com a 2ª medalha comemorativa.


A 29 de Setembro de 1978 – Realizou-se a colheita de sangue no CCCA, através do Instituto Nacional de Sangue, continuando desde então até hoje por colheitas anuais.
A 3 de Dezembro de 1979 – O Clube obteve a classificação de Instituição de utilidade pública, por despacho da então 1ª Ministra Maria de Lurdes Pintasilgo.
A 27 de Fevereiro de 1981 – Realizou-se a escritura pública do terreno em Monte Loureiro.
A 4, 5 e 6 de Novembro de 1981 – Em Assembleia Geral foram ratificados e aprovados os Estatutos.
A 22 de Dezembro de 1981 – É feita Escritura Notarial do Clube, pela primeira vez no 17º Cartório Notarial de Lisboa.
A 4 de Dezembro de 1982 – São publicados os estatutos em Diário da República.
De 17 a 25 de Setembro de 1983 – Realizou-se no Salão de Convívio do Parque da Praia da Saúde, a 1ª Mostra de Filatelia e Coleccionismo, tendo tido 17 participantes. Foram coordenadores o sócio Luís Fernando dos Santos e Joaquim Almeida.
A 22 de Setembro de 1983 – Por autoria de Louro Artur, foi feita a 3ª medalha comemorativa dos 35 anos de vida do Clube.
A 29 de Setembro de 1983 – Inauguração da Recepção do Parque da Praia da Saúde que ainda hoje se encontra em funcionamento.
Em 1984 – É realizada a primeira Estafeta (Almada – Costa da Caparica). Prova anual conhecida hoje como: Grande Prémio (Almada – Costa de Caparica).
De 21 a 23 de Março de 1984 – O Clube realizou o 1º Encontro de Dirigentes, que foi composto por 40 dirigentes e 5 convidados.
A 5 de Julho de 1986 – Por iniciativa do sócio Mário Andrade Garcia foi realizada pela primeira vez a Campigina Nacional.
De 17 a 25 de Setembro de 1986 – Por iniciativa do sócio José A. Rodrigues, realizou-se o 1º.Torneio de Voleibol de Praia, evento que durou alguns anos.
De 8 a 10 de Abril de 1988 – Realizou-se o 1º.Acampamento da Juventude, na Mata do Zimbral, o que vem acontecendo todos os anos até hoje.
A 22 de Setembro de 1988 – Na comemoração do 40º aniversário, foi feita a 4ª Medalha.
A 1 de Janeiro de 1991 – Foi aprovado em Assembleia Geral, o Regulamento Interno do Clube.
Também em 1991 – Por decisão da Câmara Municipal de Almada foi atribuído o nome do Clube a uma das ruas da Cidade. A rua situa-se entre a Rua de Moçambique e a Avenida D. Leonor.
A 22 de Maio de 1991 – Foi realizado o contrato de promessa compra e venda da Sede do Clube, tendo sido feita escritura pública em 18 de Janeiro de 1992.
Em Abril de 1992 – Realiza-se o 1º Correpraia no areal. Prova que se realiza todos os anos de Ida e volta entre a Costa de Caparica e a Fonte da Telha.
A 22 de Setembro de 1993 – Foi feita a 5ª medalha comemorativa dos 45 anos.
A 17 de Dezembro de 1994 – Aconteceu o maior incêndio de todos os tempos no nosso Parque de Campismo que destruiu 38 Unidades de Alojamento, entre caravanas, atrelados e tendas. Apagaram o fogo os Bombeiros de Cacilhas, Almada, Trafaria e Seixal, num total de cerca de 70 homens no terreno.
A 9 de Julho de 1995 – Foi implantado no Parque um memorial que recorda a inauguração do mesmo.
A 22 de Setembro de 1998 – Foi feita a 6ª medalha comemorativa dos 50 anos e receberam o emblema de ouro (50 anos de associado): Fernando Barão, Alexandre Castanheira, José Braizinha da Costa, Mário Amândio Rodrigues.
A 3 de Novembro de 1998 – O Clube fez com a Câmara Municipal de Sesimbra, um contrato de concessão de exploração do Parque de Campismo Municipal da Maçã, que se encontra em funcionamento todo ano.
No dia 3 de Julho de 1999 – No cinema da Academia Almadense, o Clube foi galardoado com a Medalha de Ouro de Mérito Desportivo da Cidade de Almada, entregue pela Sra. Presidente da Câmara Maria Emília Sousa Neto. Sendo posteriormente, galardoado como Sócio honorário da Sociedade Filarmóni- ca União Artística Piedense, Sociedade Filarmónica Incrível Almadense e Clube de Campismo de Lisboa. Foi ainda reconhecido como Sócio de Mérito da Federação Portuguesa de Campismo e Caravanismo e ainda como Sócio de Mérito Associati- vo da Federação Portuguesa das Colectividades de Cultura e Recreio.
Foi ainda distinguido com o Diploma de Reconhecimento Público da Região de Turismo de Setúbal – Costa Azul, por Serviços Prestados.
A 31 de Agosto de 2004 – Finalmente, foi emitida pela Câmara Municipal de Almada, a licença de utilização turística do Parque da Praia da Saúde.
Evolução
Reportam-se à última década, designadamente no período de 2005 a 2014, as grandes transformações nas instalações do Clube, em especial nos Parques de Campismo e em Monte Loureiro. O Monte Loureiro acabara de ser construído em 2003/2004, os recursos financeiros foram direccionados para aquela infra-estrutura cuja construção tinha sido projectada no mandato de 1999 a 2001. Igualmente, em 2003/2004, havia sido projectada a nova implementação de Unidades de Alojamento no Parque da Maçã, triplicando a sua capacidade e melhorando a sua rentabilidade. Em 2005, iniciaram mandato novos Órgãos Sociais e desde logo projectou-se um leque de alterações e transformações até então desconhecidas no Parque da Saúde e Maçã mas que se revelaram inovadoras, iniciando-se aqui um ciclo de recuperação e beneficiação das instalações, bem como a introdução de novos equipamentos. Em 22 de Novembro de 2008 foi constituída a comissão de revisão de estatutos, tendo em vista a modernização dos regulamentos do Clube, a sua atualização às leis atuais e a concretização de uma promessa eleitoral dos então órgãos sociais. A referida comissão constituída pelos sócios abaixo indicados:
- Zeferino António Serrano Figueira
- António Joaquim Baptista
- Fernando Rodrigues Fava de Oliveira
- Luís Filipe Araújo Ramos que coordenou.
A recuperação e transformação das instalações, equipamentos e serviços devem-se a um conjunto de Sócios que desde 2005 até aos dias de hoje, dirigiram o Clube sempre com a clara intenção de o dignificar e engrandecer. Mantendo esse objectivo, relembramos aqui o trabalho desenvolvido:
- Projecto gigantesco de cobertura de todo o Parque da Saúde com rede wireless, para acesso à internet, entretanto já restruturado em 2014. O mesmo ocorreu no Parque da Maçã, já em 2011;
- Instalação de máquinas de lavar roupa em todos os Blocos Sanitários dos Parques;
- Climatização do Salão de Convívio e Sala de Jogos com equipamentos de ar condicionado;
- Beneficiaram-se os WC do Salão de Convívio;
- Pavimentação da Sala de Jogos e Biblioteca;
- As instalações comerciais do Concessionário da Zona 1 sofreram beneficiações através da construção do bar da esplanada, minimercado e cafetaria;
- As instalações comerciais do Concessionário da Zona 2 sofreram profundas alterações com a construção de uma cafetaria com condições de utilização durante todo o ano. Pela primeira vez no Parque da Saúde criaram-se duas Zonas Comerciais distintas com funcionamento em simultâneo;
- As velhinhas portas de madeira dos WC e duches dos Blocos Sanitários foram substituídas por portas de alumínio;
- Nos espaços acampáveis do tabuleiro, foram criadas Unidades de Alojamento em regime fixo e Zona Verde;
- Nos arruamentos dos Parques, foram criados novos acessos de escoamento do trânsito bem como o arranjo das ruas que eram intransitáveis no Inverno;
- A iluminação pública e instalações eléctricas dos Parques, foram beneficiadas através do aumento do número de candeeiros e pimenteiros;
- Ampliou-se de 8 para 20 o número de cabines com água quente do Bloco Sanitário n.º 3, bem como nos blocos nºs 1, 2, 4 e 5, aumentou-se de 8 para 12, o número de cabines com água quente;
- Construção do Bloco Sanitário nº6;
- Construção de Quatro WC’s para deficientes motores nos Blocos 1, 2, 3 e 4;
- Construção de quatro locais de lavagem de loiça e dois de duches rápidos, de 2005 a 2011;
- Construção do Portão Central da Praia e respectiva rampa de acesso, para economia de recursos humanos, bem como melhor concentração dos utentes na praia, tendo em vista a melhor assistência prestada pelos nadadores salvadores;
- Oito instalações de captação de água, para lavagens e regas;
- Recriadas, em 2010, as zonas dos urinóis dos Blocos Sanitários;
- Foi possível avançar com o tão desejado pagamento por transferência bancária, (débito directo), que veio evitar deslocações propositadas dos sócios ao Parque para efectuarem o pagamento da sua mensalidade;
- Implementação do novo Cartão de Sócio, com uma visão moderna e actual do Clube e substituição dos cartões de utentes com fotografias digitalizadas e actuais;
- Deslocalização dos Serviços da Contabilidade e Tesouraria para o Parque da Saúde, com a ampliação do edifício dos Serviços Administrativos;
- Parques infantis reabilitados em 2011 e certificados novos equipamentos em 2014.
Ainda assim, foi possível adquirir outros equipamentos e maquinaria adequada ao desenvolvimento de toda a actividade do Clube, relembrando entre outros:
- Viatura de passageiros de 9 lugares;
- Viatura de carga de 3500kg;
- Atrelado para transporte de bicicletas para apoio à actividade do Núcleo de BTT do Clube;
- Três tractores e uma plataforma elevatória, de apoio aos trabalhos realizados nos Parques e em Monte Loureiro;
- Dois servidores de maior capacidade, para suporte à rede informática de todo o Clube;
- Dois servidores, para garantir melhor performance aos utilizadores da rede wireless;
- Quatro LCD´s, para o Salão de Festas e Espaço do Sócio;
- Mobiliário (Cadeiras e Mesas para o Salão de Festas e Sala de Jogos).
- Aquisição de novo ecrãn gigante para o Salão de Festas;
- Aquisição de LCD para a Nova Sala de Convívio do Parque da Maçã;
A situação financeira do Clube foi reequilibrada, conseguindo-se superar as expectativas já no ano de 2007, e quase duplicando as poupanças no final do ano de 2010. Nesta altura foi criado o FREPACA – Fundo de Reserva para Aquisição dum Terreno para Parque de Campismo do CCCA.
A prossecução deste objectivo assegurou uma linha de continuidade com reforço das poupanças nos anos seguintes, sendo que, no final de 2014 duplicaram o valor das poupanças.
Enquanto isso e na prossecução dos objectivo anteriormente delineados no mandato de 2011/2013, e já no ano corrente, conseguiram-se alterações importantes de grande projeção e beneficiação das instalações do Clube, regularizadas na devida altura e que ilustramos, em imagens devidamente legendadas.
A Comissão de Revisão de Estatutos e Regulamentos concretizou os seus trabalhos no ano de 2013 tendo os referidos documentos sido submetidos à apreciação do Conselho Geral, os quais mereceram a aprovação em Assembleia Geral realizada em 11 de Outubro e concluída em 1 de Novembro de 2014. Da decisão da Assembleia Geral consta a aprovação do Regulamento Geral de Parques que entrará em vigor um mês após a aprovação. Relativamente aos Estatutos e Regulamento Interno foram igualmente aprovados e entram em vigor em 1 de Janeiro de 2017. Produzindo Trabalho, Inovando, Criando e Modernizando foram “sonhos” tornados realidade, sempre com o CCCA no